CARNAVAL: APURO NO BLOCO

28 02 2011

 

É impossível não falar de carnaval nessa época do ano no Rio de Janeiro.

A cidade abarrotada de gente, a programação de blocos, festas, ensaios e afins bombando, e só se fala nisso.

Quando vemos que uma coisa precisa melhorar, falamos a respeito. Mas quando é para reconhecer algo que funciona, justiça seja feita.

Pos bem. Nesse fim de semana me infiltrei nos blocos de carnaval para ver como é a organização. Lógico que quem me conhece deve estar se perguntando como sobrevivi. Bem, cá estou para contar história ou hixxxxtóaria…

Primeiro fui no bloco Céu na Terra, em Santa Teresa. Sábado, de manhã.

Para quem não conhece, Santa Teresa é um bairro onde ainda tem bondinho elétrico (aquele que passa por cima dos Arcos da Lapa, sabe?) que funciona normal, transporte público. A geografia do local que é ingrata para quem se aventura pelo baiiro a pé. É morro que não acaba mais.

Enfim, eu entendi o porquê de as pessoas que eu via no metrô voltando de bloco de carnaval aparentavam terem sido atropeladas por uma manada de búfalos. As pessoas voltam uns trapos. Eis porque: Sol na cabeça – Já ouviram falar que faz 40 graus no Rio de Janeiro?; Muita gente junta: calor, muito calor = suor, muito suor; Lá pelas tantas vc sente algo molhado caindo em vc: pode ser cerveja, água (reze para que seja), refrigerante, Ice Tea (duvido, mas sejamos otimistas); acho que está bom, vamos parar por aqui, não quero mais pensar nisso; Tem também as pessoas – que Deus abencôe estas almas bondosas – que moram em Santa Teresa e  gentilmente molham os foliões com a mangueira, balde, enfim, água é mais festejada que dinheiro no calor do bloco. Silvio Santos jogando aviõezinhos de R$ 50 e R$100 seria ignorado.

Nesse bloco, cerca de 90% das pessoas vão fantasiadas. É muito divertido ver as fantasias. Tinha gente fantasiada de protesto no Egito (!!!) com cartaz em árabe e tudo! Muito bom!

A banda que toca marchinhas antigas de carnaval, fica no bondinho e o povo vai cercando o bondinho. Quando rola um intervalo nas músicas, o povo carioca intercala músicas de samba conhecidos – por eles – e gritos de guerra do tipo: ‘O Rio é melhor que Salvadôôôôr ôôô…’ Enfim…

O ‘ensaio’ do bloco – sim, ensaio pq ainda não é carnaval – reuniu cerca de 3 mil pessoas e terminou lá pelas 13h (começou às 9h, calcule o estado do ser humano depois desta maratona).

 No domingo, Bloco da Preta (Preta Gil) em Ipanema. Ex-BBBs, Carolina Dieckman, a menina que ganhou a dança dos famosos, e vários outros pseudo-famosos. O lado B da fama em peso. Começou às 11h. Sol? Que sol? Sol é geladinho perto daquilo. Calor, calor, calor, calor, calor… Deu para ter uma noção ne? Paulistas de plantão, que acham 33 graus calor infernal, procure a sombra. Nada de fica ao lado do trio elétrico para passar mal e ser levado sabe-se lá para onde. Deixe esta área para os cariocas acostumados a esse negócio que ainda chamam de sol por aqui… E água, muita água. Aos engraçadinhos que querem encher a cara, segue uma continha: (ácool desidrata + calor desidrata + falta de ar pela multidão em volta disputando o ôxigênio = passou mal. Perdeu playboy, Pehhrrrdeu).

 Fiquei feliz que tocou sertanejo 🙂

 Bem, se vc não gosta de multidão, dá para curtir de longe, é só ficar mais à frente ou atrás.

E lembre-se: muita paciência.

Vamos ver o que mais descubro no carnaval do Rio.

Anúncios

Ações

Informação

2 responses

28 02 2011
Carise Fernandes

Não conta estas coisas assim que dá até vontade de morder a língua, pegar carona com a minha mãe e ir passar o Carnaval aí no Rio também!

1 03 2011
Michelle Barbosa

Passei mal de rir com essa!!! Quero muito ver o Sidoca no meio do carnaval

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: