RIO 446 ANOS e o carioca de São José dos Campos

1 03 2011

Hoje,  o Rio de Janeiro completa 446 anos.

Tem uma propaganda rolando na TV aqui no Rio com pessoas famosas falando do que gostam da cidade e talz. e todos falam assim: ”carioca de Pernambuco”, ”carioca de Minas”, e assim por diante… Por isso o título do Post.

A revista Veja (Veja Rio – quela ‘Vejinha’ que vem junto à revista, com programação cultural e endereços de bares e restaurantes) publicou nesta semana uma edição especial de aniversário com a capa:  ‘446 razões para amar o Rio (e 10 problemas que precisam ser resolvidos)’. Como é dia de festa, não vou comentar problemas, combinado?

Falando nisso, uma coisa típica  de carioca é não ficar esquentando a cabeça com problemas. Tudo tem um jeito. Às vezes não é a melhor forma de se resolver, mas resolve ou deixa para mais tarde. Se estressar para quê?

Voltando ao Rio, o personagem principal de hj, elegi algumas das coisas que eu mais gosto na cidade. Não coloquei em ordem, porque fiquei muito na dúvida.

Não vou falar do Cristo Redentor, por que todo mundo já conhece e já é uma das 7 novas maravilhas do mundo, etc…

1) A beleza natural – que lindo é o Rio. O Pão de Açúcar foi meu primeiro amor no Rio. E de presente ganhei trabalhar pertinho dele. Andar de carro no Aterro do Flamengo passando do ladinho do Pão de Açúcar é indescritível. É o caminho que se faz quando se desembarca do  Aeroporto Santos Dumont e vai à Z. Sul (Botafogo, Leme, Copa, Arpoador, Ipanema, Leblon e Lagoa);

 2) Aterrissar no Aeroporto Santos Dumont. O que é a vista que se tem do Rio descendo no aeroporto do centro… Deslumbrante. E não importa de que lado você venha, é tudo lindo.

 3) Cultura Brasileira. Que bonito ver como a cultura brasileira é forte aqui no Rio. Em SP vemos muita influência cultural estrangeira. Alguma coisa de cultura brasileira, mas não é unânime como aqui. Quase todo mundo conhece letras de samba, mpb, bossa nova, etc. Monobloco, Orquestra Imperial, Mart`nália, Lenine e cia. ltda. vivem fazendo shows na Lapa e em festas pela cidade. Confesso que não gosto muito dessas músicas, o que admiro é a força da identidade cultural brasileira que existe aqui no Rio. É lindo.

4) O centro do Rio. Amo o centro do Rio e todo mundo que levolá pela primeira vez também se encanta. É pequeno, tem prédios históricos – mal conservados, uma pena, tem prédios enormes, tem muita gente pra lá e pra cá, tem praças, tem história, tem restaurantes – que funcionam durante a semana na hora do almoço só, tem a cara do Rio.

 5) Paixão. Os cariocas são intensos. É tudo exagerado aos nossos olhos: a simpatia, o drama, o jeito de falar, de agir. O carioca é apaixonado. Pelo Rio, pelo futebol (mulherada conversa de igual para igual com os homens, é muito engraçado), pelo samba, pelo carnaval, pelo Maracanã, pelos botecos, enfim, por tudo que for do Rio. Experimente falar mal de alguma coisa da cidade maravilhosa…

 6) Personalidade – Não tem cidade igual ao Rio. Como a maioria, a cidade sofre também com os problemas da vida urbana. Mas é impressionante quanta coisa vc só encontra no Rio. Além da vista, dos locais turísticos, tem as festas que podem até ter matriz em SP, mas a versão carioca tem um charme diferente. Não sei explicar.

 7) Sucos. Caramba, que delícia tomar um suco natural da fruta (nada de polpa congelada aguada) aqui, suco de mamão quase não sobe pelo canudo (ah, carioca raramente usa canudo, nos restaurantes vc tem que pedir ao garçon). E você pode combinar sabores à vontade. Mas cuidado, depois de experimentar 3 sucos,  você nunca mais vai querer suco de polpa, então pense duas vezes antes de se enchera a cara de suco.

 8) Praia. Sim, meu querido paulista, gosto de praia e muito. E a cariocada também ama praia. Simplesmente caminhar na orla já dá a sensação de alma lavada. Ver o sol nascendo, se pondo (sabia que carioca aplaude o pôr do sol?) e a praia no meio disso tudo… É lindo…

9) ‘Pode dar uma olhadinha nas minhas coisas enquanto vou dar um mergulho’? É bizarro, surreal, mas isso acontece. Você está com seus amigos e de repente aquele vizinho de praia pede a gentileza para poder dar um mergulho. E não é que isso funciona? Coisas inacreditáveis do Rio, só vendo para crer.

10) A mania de grandeza do Rio. É engraçado ver como tudo no Rio tem que ser ‘o maior do mundo’, ‘maior da Am. Latina’, ‘maior do Brasil’, ‘maior do Hemisfério Sul’. E quando surgem inovações do tipo: Bilhete Único, corredor de ônibus, etc., ou seja, tudo o que já existe em SP, é anunciado como ‘novidade vinda da França’ ou ‘igual ao de Barcelona’ e quando você vai ver, é igual ao de SP. Mas ninguém quer SP como referência. O Rio é ambicioso, quer ser maior.

O Rio foi capital do império português, depois, capital do Brasil. Até que levaram o orgulho embora para Brasília. Pensando bem, o orgulho ficou no coração de todo carioca, com aquela certeza de que ele mora na cidade mais linda do mundo.

E não é que pode ser que eles tenham razão?

Parabéns Rio! Obrigado por existir tão pertinho de SP. Nós também amamos você. 🙂

Anúncios

Ações

Informação

2 responses

1 03 2011
Michelle Barbosa

Eu quero ir para o Rio!!!!

1 03 2011
Alexandra

Adorei querido, nota 10+!!!!! O açai nas casas de suco também é incrível e vale por uma refeição! Bons mergulhos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: