TAXISTAS

16 03 2011

 

O Marcos Palmeira chegou de táxi

Pegar táxi no Rio é muito fácil. É só esticar o braço e esperar um pouquinho que rapidamente algum para na sua frente. Depende… No reveillon é um terror. Em compensação não tem muito aquele leilão que fazem ao redor do Morumbi em SP em dia de show… Pq geralmente show grande aqui no Rio acontece na Praça da Apoteose (metrô Praça Onze) ou Maracanã (metrô Maracanã, trem Maracanã) e além de metrô e trem, tem bastante ônibus servindo estas regiões.

Pegou um táxi? A partir daí, uma caixinha de surpresas… (Vale ressaltar que nunca fui assaltado ou me senti em perigo em táxi no Rio).

Nas primeiras vezes, achei interessante como são simpáticos os taxistas de quem tinha a felicidade de utilizar de os serviços, sempre dispostos a coversar, contar histórias, etc. Mas num dia em que não estava muito disposto a conversar, queria ficar quieto no meu canto, pensativo, não queria barulho… Peguei um táxi… E como de praxe o taxista queria conversar… Como vc faz quando não está afim de conversar e alguém – principalmente desconhecido – chega puxando papo? Geralmente é só dar respostas monosilábicas que a pessoa percebe que não vai rolar. Com taxista não funciona.

Talvez seja porque:

1) Ele esteja dirigindo e não está prestando muito atenção às suas respostas;

2) Porque ele não está nem aí se vc quer ou não conversar, na verdade ele não quer conversar, quer FALAR. Se fosse um cachorro, gato, passarinho no banco de trás, ele falaria do mesmo jeito.

3) Porque ele não percebe mesmo e acha que vc é sempre desse jeito, que fala pouco e que ótimo! ‘Assim posso falar mais!’ ele pensa.

Não se assuste se lá pelas tantas no meio do trajeto ele resolver parar num posto de gasolina para abastecer bem no meio da sua viagem (Sim!!! Parece absurdo, mas tem vários que fazem isso). Às vezes eles perguntam se ‘tudo bem parar para abastecer’, seja firme e diga que não , que está atrasado, mesmo que vc esteja só indo ao Pão de Açúcar passear. Se vc amolecer sendo simpático, já era. Ele vai parar e ainda pode pedir a vc adiantar a corrida para inteirar o dinheiro do gás (!!!). Não precisa ser grosso, mas mostre quem manda. Algumas vezes passei por isso e agora quando vou fazer uma viagem mais longa de táxi, pergunto antes se o taxista vai precisar abastecer. Se bem que os que pegam passageiros na Z. Sul são menos abusados nesse sentido…

RÁDIO: Peça para colocar na CBN ou no JB se quiser notícias (eu aconselho…). Ou peça para desligar mesmo.

AR CONDICIONADO: Primeira coisa, meu querido leitor. Antes mesmo de ele apertar o botãozinho do taxímetro já mande: ‘Ligue o ar por favor’, que se estiver com defeito, ele vai te avisar e vc poderá ‘saltar’ (descer) do táxi e pegar outro.

TRAJETO: Pesquise antes o trajeto (Google Maps) para não pagar a mais à toa. SEMPRE o taxista pergunta se prefere ir por este ou aquele caminho. Eu não usaria a sorte dizendo: ‘o mais rápido, por favor’ cada um tem seu ponto de vista né???

PREÇO: Se estiver com 3 amigos muitas vezes é mais barato ir de táxi que metrô.

VELOCIDADE: Não se assuste, o trânsito aqui é mais ‘dinâmico’ – vamos chamar assim. 🙂

IMPORTANTE: Existem muitos taxistas no Rio que são bacanas, educados, simpáticos, honestos e profissionais – uma vez peguei um táxi em que fiquei sem graça de tão bem que fui atendido. Mas encontrar um táxi que te trata muito bem é prazeroso e não é necessário dar instruções. Não estou falando mal de taxista, muita gente boa é taxista e sabe prestar serviço com excelência. Só quero dar umas dicas para estas situações que vivi e que pode acontecer com qualquer pessoa – Inclusive em várias dessas situações que passei em táxi, estava acompanhado de amigos cariocas.

Táxi no Rio é muito mais barato que em SP, por isso vale a pena mesmo quando se está sozinho.

Anúncios

Ações

Informação

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: