TODOS QUEREM SER CARIOCAS?

18 03 2011

 

Dias atrás me falaram que as pessoas de outros estados queriam ser cariocas…

Em vez de retrucar e perder o amigo mas não perder a piada, resolvi refletir sobre isso.

É, meu amigo, são assim mesmo. Carioca tem tanto orgulho, mas tanto orgulho de ser carioca que ele acha que não deve ter nada melhor que ser carioca. Não que eu ache que seja melhor ser carioca, paulista, mineiro. Só acho que cada um tem seu valor nesse Brasil tão diverso. Assim como tenho muito orgulho de ser paulista, entendo o porquê de o carioca ter orgulho de sua cidade, seu Estado.

 A Rede Record em parceria com o Governo do Estado por iniciativa da Câmara de Comércio e Indústria do Estado do Rio de Janeiro – CAERJ, a criou há 3 anos o ‘Atitude Carioca’. Um movimento que tem como missão revitalizar o ambiente no Rio de Janeiro, é despertar o orgulho de ser carioca (despertar, pq o orgulho sempre esteve lá) e todos os anos entregam um prêmio que homenageia os cariocas que se destacaram e que são eleitos por voto popular no site do movimento: http://www.atitudecarioca.com.br/movimento.php.

Coloquei o link que explica o ‘Atitude Carioca’ porque ilustra perfeitamente como é o sentimento das pessoas pela cidade.

Acho bonito isso. Os paulistas também têm esse orgulho, mas com algumas diferenças:

Um exemplo: se alguém reclama ou fala mal de algum problema de SP – Trânsito por exemplo – o paulista concorda e pode até falar de outro problema da cidade. Experimente fazer o mesmo com o Rio de Janeiro para um carioca… Os problemas da cidade são tabu e proibidos principalmente para os que não são do Rio.

Eu falava mal de SP tranquilamente, reclamava da cidade e dos problemas. Só para deixar claro: AMO SP mesmo com tantas coisas a melhorar. Só que quando me mudei para cá e percebi como carioca defende com unhas e dentes sua cidade – me lembrou aquele sentimento que a gente vê nos filmes de guerra em que o soldado vai lá na linha de frente amarradão, mesmo que esteja prestes a perder a vida, mas vai morrer com honra de ter defendido até o fim sua origem, seu país – passei a amar de uma forma diferente. E principalmente, passei a defender com unhas e dentes SP.

 Minha família e amigos paulistas próximos me sacaneiam dizendo que virei carioca. Na verdade nessa de me adaptar – como foi difícil!!! – às diferenças, acabei absorvendo um pouco da ‘informalidade’ típica do carioca, fora o jeito de falar (não abro mão do meu poRta-poRteira-poRtão e S tem som de S, nada de X!) que saiu um pouco o nariz-entupido e entrou a boca aberta no final das palavras e o som involuntário do A onde ele não deveria estar (AgoAra, carioAca, etc.). Mas me considero híbrido. Sou brasileiro onde estiver, aqui sou carioca, lá sou paulista, em minas sou mineiro. Quem sabe eu seja hoje uma pessoa melhor, né?

 Uma característica de carioca eu não abro mão: Olhar o lado bom das coisas.

A baía de Guanabara não é o exemplo de águas límpidas a lá Caribe? Olha como o carioca enxerga a mesma baía de Guanabara:

”Veja o sol refletindo na Guanabara, veja os barcos que despreocupados passeiam por suas águas que todos os dias reproduzem um espetáculo de beleza espetacular, um presente aos simples mortais sortudos que ali, abençoados pelo Cristo Redentor, têm o provilégio de desfrutar”.

 Não é interessante?

Enfim, não acho que todos queiram ou devam ser cariocas. Mas porque não aprendermos com as diferenças?

Anúncios

Ações

Informação

2 responses

21 03 2011
Lucilia Pereira

olá paulistano… olha só pra vc saber, eu sou uma carioca da gema, orgulhosa da minha cidade vejo exatamente as coisas dessa forma; sabado estava indo pra itaipuaçu e na ponte rio/niteroi me deparei com mega espetaculo da lua brilhando na baia de guanabara… coisa maravilhosa… mas, se eu pudesse escolher minha “naturalidade” eu seria mineira, pois, tenho um amor enorme por aquele povo, principalmente os do interior; será que é porque eles veem os cariocas de uma forma diferente? rsss… adorei seu blog! “paulixtano”.

30 03 2011
rioparapaulistas

Lucilia, Obrigado pela visita, volte sempre! 🙂
Carioca AMA mineiro.
Minha opnião é que mineiro é um povo mais quieto, observa primeiro e só quando se sente à vontade, começa a falar. o Carioca chega chegando, fala bastante e precisa que o interlocutor apenas escute e não fale ao mesmo tempo que ele. Perfeito se o interlocutor for um mineiro!
Mas olha, viva as diferenças, não é mesmo? Como seria chato se todod mundo fosse igual. 🙂 bjo! Volte sempre!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: