Reino da Guanabara – Já tem visto?

31 03 2011

O orgulho carioca deveria ser atração turística.

Em 1960 foi criado o Estado da Guanabara, cujos limites se resumiam à cidade do Rio de Janeiro, a cidade-Estado. Foi criado no mesmo ano em que Brasília era nomeada a capital do Brasil. Niterói foi capital do estado do Rio de Janeiro no período de duração do Estado da Guanabara: 1960 a 1975 (ano em que os dois Estados foram fundidos e o Estado da Guanabara deixou de existir).

Quando Brasília foi nomeada a nova capital do país, tudo começou a mudar.

Esta mudança significou para o Rio, perda de status, diminuição de investimento na infra-estrutura da cidade, perda econômica e esvaziamento de sua importância nacional. Imagine o impacto disso tudo na vida do carioca. Praticamente é como um milionário que sempre viveu no destaque que perdeu a fortuna da noite para o dia.

Ao mesmo tempo em que o Rio passava por esta transformação, Brasília recebia toda a máquina administrativa do país e o poder que isso representa. São Paulo despontava como nova potência econômica do país.

Agora entendo o porquê de tanta rivalidade com SP.

O bom é que agora com a escolha da cidade para ser sede das Olimpíadas de 2016, (a Copa de 2014 em que o Rio vai ser personagem principal sendo palco da final e onde ficará o centro de imprensa), com a paçificação de algumas comunidades, o orgulho do carioca – que nunca, jamais deixou o coração dele – está saindo pela boca. Não tem como segurar tamanho orgulho de ser carioca.

O Rio está na moda.

Woody Allen esnobou, mas quem liga? Velozes e Furiosos, o novo filme da saga Crepúsculo, o novo filme de animação Rio, clipes de Black Eyed Peas, Snoop Dog, 50 cent, e outros Rappers e artistas todos têm o Rio como cenário. Que maravilha..

Agora, o ápice desse orgulho – até agora – eu não acreditei quando vi:

Inventaram o ‘Reino da Guanabara’. Um site com direito a informações sobre imigração e tudo. É uma simulação de um ‘reino’que mistura ficção com realidade, a cara do Rio de Janeiro, tem até bandeira! Ainda está em construção, mas a idéia é bem criativa. Vale a visita: http://www.reinodaguanabara.com.br/

 Tomara que nesse reino, valha a máxima lançada pelo Tom Jobim, Ipanema para todos:

”Só vai haver justiça social no Brasil no dia em que todos morarem em Ipanema.” Tom Jobim (1927-1994)

Pôr do sol em Ipanema

Anúncios

Ações

Informação

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: