O motorista, a cobradora e o ônibus no Rio

4 04 2011

 

Várias pessoas me pediram para escrever sobre motoristas de ônibus. Mas fiquei pensando em qual a diferença entre os motoristas daqui e os de SP.

Aqui no Rio é interessante a paciência dos motoristas em dar informações – pelo menos na Z. Sul. Tudo bem se vc der sinal só para perguntar se aquele ônibus vai para a Lapa, por exemplo. Claaaaaro que não custa nada ter bom senso, né? Uma pesquisadinha antes de sair não mata ninguém.

No subúrbio, quando o ônibus está para sair do ponto e as pessoas correndo querem pedir ao motorista para esperé-las chegam a bater na lateral do ônibus. Acho válido que os motoristas não reclamam disso. Param, e abrem a porta do ônibus.

Tem o motorista da linha 584 Leblon – Cosme Velho que responde em português à pergunta dos gringos – em qualquer idioma – se aquele ônibus passa em algum lugar: Críaxxxxto Redentôahrrr

Um cuidado importante ao entrar num ônibus é segurar logo em algum apoio para não cair. Supondo que vc entre no ônibus e logo li, a 50 m. do ponto tenha um sinal de trânsito, vc acha que o motorista vai sair devagar? Nããããão!!! Vc embarca e logo o motorista sai em disparada e acelera no máximo, para então frear bruscamente por causa do sinal. Imagino nos bairros onde a população idosa é bem grande – Copacabana e Tijuca – a quantidade de bacias quedradas por 100 mil habitantes deve ser a maior do mundo.
Além disso, como aqui o trânsito é bem mais dinâmico – vamos chamar assim – o cuidado deve ser maior. Entrou, segure-se!

É injusto falar dos motoristas sem falar nos cobradores (trocadores). Geralmente respondem quando vc diz bom dia. Vc paga e eles dizem: ‘pode passar’ ou apenas ‘passa’ mesmo. Tem bastante mulher cobradora. Bem acho que é uma tática das empresas de ônibus. Quando são dois homens, a conversa rola solta. Se é um casal (motorista+cobradora) o silêncio prevalece. A não ser que sejam marido e mulher, mas acho que não permitiriam uma coisa dessas…   Imagine…

Dias desses entrei no ônibus – só eu de passageiro – e disse ‘bom dia’ para a cobradora – Uma senhora nos seus cinquenta e tantos, de óculos, deve ser da velha guarda de alguma escola de samba – Ela demorou a responder, estava lendo um jornal desses que distribuem na rua (metro, destak). Aguardei pacientemente principalmente levando em conta que era uma senhora de idade. Quando ela resolveu falar comigo ela abriu um sorriso e disse: ‘Nunca consigo terminar de ler esse pedacinho – apontou para um trecho de reportagem do jornal – sempre tem alguém entrando e eu tenho que parar’. Eu ri porque não acreditei no que estava ouvindo, foi surreal. Faltou muito pouco para eu pedir desculpa por ter entrado nesse e não no próximo ponto. Imagine: ‘Da próxima vez ando alguns quarteirões a mais para dar tempo de a Sra. ler seu jornal tranquilamente, me perdôe’.

Anúncios

Ações

Informação

4 responses

4 04 2011
Lala

No Rio tem um serviço 156 também? Metro e Destak?

4 04 2011
rioparapaulistas

umhummm. É igual SP, mas tem praia 🙂

4 04 2011
carla

Gente, que absurdo. Me lembra a situaçao que vivi semana passada quando , em uma caixa de farmácia, dei uma nota de 2,00 para pagar 0,50. A mulher foi super grossa ao perguntar: – Voce nao tem menor não?!?!?! Parecia que eu tinha dado uma nota de 100,00 ! Poxa, a funçao dela é essa mesmo eu nao entendo porque a maioria das caixas acham que devem dar o dinheiro trocadinho. Em Sampa também é assim??

8 04 2011
rioparapaulistas

Verdade Carla, sempre perguntam ”Vc não tem menor não?’ mas nunca me perguntaram qdo paguei com R$2. Essa foi novidade. Em SP tbém tem gente mal humorada, mas em geral só pedem trocado qdo está faltando troco e se vc não tem, a pessoa geralmente não fica mal humorada só por isso.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: