Santa Teresa chama

27 05 2011

Lá no alto, em Santa Teresa, bairro charmoso do Rio, para onde vai aquele bondinho que passa por cima dos arcos da Lapa, fica o museu Castro Maya, dentro da chácara do céu. Coisa linda.

Só a arquitetura do lugar já vale a visita. Integrando os jardins com a paisagem, vale uns bons cliques aos amantes da fotografia, ou simplesmente o prazer de ver a baía de guanabara e o centro do Rio lá do alto.

É lá que fica a maior coleção de obras de Portinari.

E é lá que está rolando uma exposição entitulada ‘Bonito por natureza’ com pinturas de artistas como Emeric Essex Vidal e R. P. Boys, que vieram atraídos por missões culturais ou simplesmente pela curiosidade ou ímpeto de desbravar novas terras.

A mostra mistura obras antigas e novas, como as fotografias de Almir Reis e Jaime Acioli.

As 22 pinturas da exposição que retratam as belas paisagens do Rio de Janeiro – onde aparecem pontos famosos da cidade como o Pão de Açúcar, baía de guanabara e arcos da Lapa – são uma parte da coleção que Castro Maya que durante 50 anos reuniu cerca de 22 mil obras de arte.

O interessante da mostra é que as pinturas têm o olhar estrangeiro dos artistas sobre a cidade maravilhosa e é possível comparar com as fotografias a mutação que transforma a paisagem todos os dias, integrando natureza e modernidade.

Vale a visita.

A exposição vai até setembro.

Museu da Chácara do Céu
Diariamente, exceto às terças-feiras, das 12h às 17h. Entrada franca às quartas. Fecha nos dias 1º Jan, Carnaval, Sexta-feira Santa, 21Abr, 1º Maio, Corpus Christi, 7 Set, 12 Out, 2 Nov, 15 Nov, 25 Dez e 31 Dez.

Rua Murtinho Nobre, 93
Santa Teresa
20241-050 – Rio de Janeiro – RJ

Anúncios

Ações

Informação

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: