Bon jour – Bom dia

15 06 2011

Jantar (família rica) - uma das obras de Debret, pintor francês

Interessante a influência francesa na cidade do Rio de Janeiro.

História rapidinha: A cidade do Rio de Janeiro foi fundada para servir de base portuguesa contra os franceses que tentavam estabelecer na cidade sua base na América do Sul. Como não reconheciam o Tratado de Tordesilhas, eles tentavam a qualquer custo permanecer e conquistar o território. Chegaram a construir um forte numa das ilhas da baía de Guanabara (que danadinhos…) O reino português, óbvio, vislumbrando o que aconteceria, tratou de reforçar suas defesas e aí sim, rolou um conflito: Men de Sá, terceiro governador-geral foi o encarregado de botar os franceses para correr. O sobrinho dele, Estácio de Sá, construiu uma fortaleza (Fortaleza de São João, na Urca) e foi a partir dela que surgiu a cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro. Isso tudo foi aconteceu por volta de 1565.

Maaaaaaaaaassss não é tão simples assim, os franceses foram embora dois anos depois, mas até hoje tem muito francês na cidade. E em 1816 o Rei de Portugal mandou trazer v;arios artistas plásticos franceses para a Missão Artística Francesa. O objetivo era criar a primeira academia de Arte no Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves. Liderados por Joachim Lebreton (1760 – 1819), vieram: Debret (1768 – 1848), Nicolas Taunay (1755 – 1830), Auguste Marie Taunay (1768 – 1824), Grandjean de Montigny (1776 – 1850) Charles-Simon Pradier (1783 – 1847).

Quer um salão de cabeleireiro? Procure um Coifeur (!!!).

Enquanto São Paulo sonha em ser Londres, no Rio de Janeiro até hoje tem muita influência francesa. Sabe essa ânsia em ser chique do carioca?

 E sabe a mais nova influência dos franceses no Rio?

UNE FÊTE INTERNATIONALE

ATENÇÃO: O FESTIVAL FOI CANCELADO DEVIDO A UMA LIMINAR DA JUSTIÇA (link direcionará à notícia no site R7): http://virou.gr/ki4fsM

Samba, Jazz, artistas circenses, gastronomia, grupos de teatro, artes visuais tudo junto no mesmo evento? Tem coisas que só tem no Rio mesmo. Ou Paris, Nova Iorque…

O nosso cartaz é mais bonito.. hehe

Uma delas é o FESTIVAL SANTA MÚSICA (No Bairro de Santa Teresa, Rio de Janeiro) que é como uma filial do festival Fête de La Musique que acontece em Paris dia 21 de Junho. Por aqui, será no dia 19 de junho. Outras cidades do mundo fazem sua festa da música também. Em NY já é o quinto ano. Lisboa também debuta agora, junto ao Rio. O evento (e a ótima idéia que deve logo logo chegar a São Paulo) tomou o mundo: Colômbia, Costa do Marfin, Madagascar ( será que por lá rola uma rave?) China, Marrocos, Malasia, Oman, Líbano, Senegal, além de diversas capitais européias com suas comunidades francesas. São ao todo, 430 cidades no mundo realizando este evento.

Olha a explicação do site oficial do evento: Uma festa popular, gratuita, aberta a quem quiser participar. Todos os estilos sonoros em alegre convivência. A celebração da música entre pessoas de todas as idades e origens sociais.  Não é demais?

A programacao do Santa Música é feita de dois circuitos integrados: um produzido pelo Festival e outro produzido por Todos.

COMO FUNCIONA ISSO? Ao longo dos eixos da linha dos bondes de Santa Teresa, 12 Espacos Musicais trarão 80 diferentes bandas em apresentacoes acústicas, semi-acusticas e amplificadas. Em todos os espaços, cada apresentação terá cerca de 40 minutos e as trocas de cena 20 minutos.

Bonde de Santa Teresa no carnaval

Não é demais?

Quer mais detalhes? Olhe a programação: http://www.festivalsantamusica.com.br/2011/programacao/

Paris? Não, Rio de Janeiro.

Anúncios

Ações

Informação

2 responses

15 06 2011
Carina

Vou estar em São Paulo, fiquei com uma vontadinha de ir. Aguardando os posts com a programação do feriado

15 06 2011
rioparapaulistas

Opa! Vamos antecipar para dar tempo de se programar com antecendência! Podexá!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: